sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pai Natal

Um dia desta semana o T. chegou a casa e disse-me frontalmente que o Pai Natal não existe e são os pais que inventam essas mentiras às crianças. Fiquei um bocado a bater mal ( não que a notícia para mim fosse novidade) mas porque é que alguém tinha apagado assim tão bruscamente uma fantasia tão doce a uma criança? Perguntei-lhe quem é que lhe tinha contado semelhante barbaridade e ele respondeu-me que tinha sido a sua professora. Ora quem sou eu para contrariar a palavra de uma professora, principalmente a do meu filho e lá tive de me render e dizer-lhe que realmente o Pai Natal é um mito, mas que não faz mal as crianças até determinada altura acreditarem que ele existe, porque ele também contribui para a magia do Natal, e dá presentes, etc, etc.
-Áh, mas eu também sei que os presentes que o Pai Natal deixa no sapatinho são os pais que os põem lá durante a noite. A professora também disse isso. - disse-me ele com um ligeiro ar de arrogância.
- Áh pronto se é assim e já que estás tão bem informado, este ano só me preocupo com o sapatinho da tua irmã.
- Não mãe! Podes pôr na mesma no meu sapatinho que eu não me importo! ( A sério que ele não se importa de receber um presente extra?? Quem diria!).
Óbviamente que as crianças mais tarde ou mais cedo têm de perceber que o Pai Natal não existe, e sei que há muita gente que não alimenta estas fantasias às crianças e cedo dismistifica estas personagens, mas porquê? Qual é o mal de serem felizes e viverem o Natal com esta envolvente mágica que só se tem nesta tenra idade? Porque é que têm de ser adultos se ainda podem ser crianças? Eu acreditei durante muito tempo no Pai Natal e não apanhei nenhum esgotamento nervoso quando finalmente descobri que ele não existia. Fico deprimida é com o preço que os brinquedos custam, isso sim!

2 comentários:

Grilinha disse...

Olha, eu lembro-me traumaticamente do momento em que o parvo do meu irmão a "gozar o prato" comigo me informou que o sr das barbas brancas chamado pai natal era uma história...
Fiquei super triste, desiludida....e ainda teimei como o meu irmão , numa violenta discussão entre uma pirralha de 5 anos e um xico-esperto de 9 que o que ele me dizia é que era uma grande mentira !!!
Porquê partir de um professor ???? Jesus...a infância é isso...a mística das fantasias...
Não entendi a senhora...não mesmo.

Acho que este ano o pai Natal devia esquecer-se de popr qq coisa lá no sapatinho dela....

Beijocas

Avessa disse...

Concordo inteiramente. Não há direito de destruir assim os sonhos de uma criança. O que vale é que ele leva tudo na desportiva! Bjs.