quinta-feira, 15 de abril de 2010

Emprego

Estou no meu emprego há 13 anos, praticamente desde que saí da universidade. Era uma miúda e este foi o meu primeiro emprego, pelo menos que se contasse (tive uma péssima experiência de 5 meses, que já esqueci).
Aprendi muita coisa aqui:
- quando saímos da escola, não sabemos nada;
- a utilizar devidamente as funcionalidades do computador, a organização e funcionamento de uma empresa (trabalho no escritório);
- a lidar com as pessoas, tanto a nível profissional como social;
- cresci como pessoa (acho que qualquer trabalho e contas ao fim do mês, tem essa principal consequência);
- a mentir e a ir para casa de consciência limpa;
- que devia ter sido mais ambiciosa e exigente comigo.

Desde há uns anos tenho sentido uma crescente desmotivação em relação ao meu trabalho. Houve mudanças, não de pessoas, porque os patrões e colegas são praticamente os mesmos, mas nas pessoas. Há gente que só sabe trabalhar com o controlo total de todos e de tudo, não deixando margem de decisão e progressão a ninguém. Cada vez me sinto mais limitada, desanimada nas minhas funções e a pouca vontade de vir trabalhar começa a ser enervente. Só a necessidade do "pouco" valor que ainda vem nos meados do mês seguinte e o medo de me aventurar noutro emprego, nesta fase da minha vida (a estabilidade, a proximidade do emprego com minha casa e a escola do filho, e a filha pequena - e depois penso, muito bom! é verdade e isto está muito mau para mudar de emprego), me mantem aqui.

Tirei um curso superior com a certeza de um futuro promissor, mas nem as qualificações que esse curso me deu, utilizo ... faço um trabalho rotineiro, de vez em quando tenho uma coisita mais elaborada para fazer com a supervisão da patroa, claro! Culpa minha, que permiti, que não me imponho, não sugiro, deixo-me estar na minha comodidade; e culpa dos chefes (empresa familiar, patrões casados e pequena) que têm curso superior, e por isso, tomam as decisões com plena consciência que estão no caminho certo e mais sozinhos, não delegando e confiando trabalho.
Cada vez faço menos, dou menos pela empresa, prejudicando-me e à empresa... e depois penso tenho de fazer mais, mas assim que penso já fiquei parada... falta-me "genica", falta-me o conhecimento de novas tecnologias, outras formas de organização e inovação. Vejo os outros a andar para a frente e eu cada vez mais paradinha do cérebro, porque as preocupações são chegar ao fim do dia e ir ter com os filhos, tratar das roupas, da casa, dessas merdas todas ... vá lá, fico feliz se conseguir ler uma revistinha, uns capítulos de um livro ou um episódio de uma série.

Bem!! que grande desabafo para um início de dia. Já andava para escrever isto há algum tempo, mas o mau começo do dia de trabalho fez-me rebentar. O que vale é que hoje vou jantar com umas amigas que adoro e não vejo há muito tempo, para animar e acabar bem o dia.

2 comentários:

Unknown disse...

Faço tuas as minhas palavras, mas com a diferença que sempre dei tudo por tudo pela empresa onde estou e sempre fiz os possíveis e impossíveis para inovar. A verdade é que as mesmas pessoas com quem trabalho há 12 anos mudaram e o chefe (que nem patrão é) é ambicioso demais e aos poucos vamos perdendo toda a cumplicidade que tínhamos uns com os outros...
Queria mudar, para alguém me dar o devido valor, mas ao mesmo tempo, tenho um bom ordenado, gosto do que faço, estou perto de casa, faço o que quero o dia inteiro... melhor não poderia ter, mas o ambiente e as pessoas também são muito importantes para a nossa felicidade!!
Beijocas.
aproveitei o teu desabafo para tb fazer o meu!

Pi disse...

Já agora tb vou fazer o meu desabafo, tb me sinto como a Cindy, com algumas excepções, o ordenado nao é grande coisa, e a cumplicidade com os colegas de trabalho tb já foi melhor, muito melhor. Mas tenho uma esperança de que qd regressar ao trabalho depois desta pausa de 5 meses as coisas mudem, para melhor tá claro.Depois tb sinto o mesmo q a Travessa largar um emprego onde estamos perto de casa e o ordenado chega sempre ao fim do mês, neste momento, é mt bom, é uma grande estabilidade.
Beijinhos e boa sorte pra todas