sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Peso

Quando conheci o Grande já ele era grande, tanto em altura como em largura. À medida que os anos foram passando ele ainda ficou maior, depois do casamento então, engordou bastante. Parece ser normal as pessoas engordarem com o casamento, não sei bem porquê, mas isso acontece. No caso dele não terá sido pelos meus cozinhados, pois embora eu até saiba fazer algumas coisas, ele é que "é um bom cozinheiro", como diz o Pequeno.
Com os problemas de coluna, o peso não ajuda, a médica de família encaminhou-o para o Hospital para se iniciar um processo de ajuda de nutrição. A medicação que andava a tomar fê-lo perder bastante peso, para verem já usa roupa que não vestia há 5 anos. Apesar de perder este peso, e após de vários exames e consultas de nutrição, anestesista e psiquiatria, decidiram que lhe iam fazer um bypass, que consiste na redução do estômago para o tamanho que deveria ter um rapaz da idade dele. É uma pequena cirurgia e tem como objectivo manter o peso ideal dele ao longo dos futuros anos. Ele não é um obeso mórbido, é só obeso, mas a boa saúde física e mental dele, aumentam a taxa de sucesso, por isso foi seleccionado para esta operação, que tem longas filas de espera.
Como vai ser chamado entretanto, está a fazer a preparação, juntamente com os outros seleccionados e com a psiquiatra, reuniões do género alcoólicos anónimos. Fiquei espantada com a forma e organização de um processo tão complexo, que é a redução de peso. Tem uma componente muito forte a nível psicológico, uma vez que a maioria dos obesos, são-no porque compensam problemas e frustações com a comida. Não é o caso do Grande, ele é mais petisco e mini.
Após cada reunião o Grande vem impressionado com as tristes histórias de cada um. Custa imaginar um miúdo com 15 anos, com 220 Kgs, e que aos 11 anos tinha um peso normal. O que lhe terá acontecido?
Estou a falar-vos disto porque ontem vi um programa da manhã e foi lá o Tallon apresentar o seu novo livro. Como habitualmente ele faz-se acompanhar por uma celebridade, para reforçar a publicidade, que até nem pagam o tratamento e vivem obsecados com a imagem.
Quase todos os colegas do Grande já fez a dieta do Tallon, mas não resolveu porque o dinheiro é pouco, coitados. Além da comida, esta dieta tem medicação que é cara, e eles voltam ao mesmo ou ficam até pior. O problema do peso parece ser mais psicológico, a resolução tem de passar necessariamente por aí.
Isto custa-me imenso, eu ando para perder uns quilinhos e não consigo, como será com estas pessoas.

Sem comentários: