sábado, 12 de dezembro de 2009

Que tipo de mãe você é

Respondendo ao desafio da Grilinha vou tentar caracterizar-me como mãe.
A mãe que eu gostava de ser:
Uma mãe presente, que conseguisse incutir aos seus filhos valores que se estão a perder assustadoramente nestas gerações mais novas, como a amizade, fazer o bem aos outros sem esperar contrapartidas, serem felizes com o que têm sem estarem sempre à espera de mais, honestidade, bondade, confiança e autoestima.
Uma mãe que os educásse para serem um grande homem e uma grande mulher no futuro, íntegros e bem sucedidos.
Uma mãe com quem eles se sentissem à vontade para contar com ela para tudo, que os orientásse quando eles se sentissem perdidos, que lhes permitisse ter uma visão realista do que se passa à sua volta, que os ajudásse em tudo o que não conseguissem fazer sózinhos.
Uma mãe companheira, divertida e brincalhona.
Uma mãe que os ajude a ser autónomos e fazerem acertadamente as suas escolhas e opções sózinhos.
Uma mãe amada.
Uma mãe sempre respeitada.
A mãe que eu sou:
Sou uma mãe que ama incondicionalmente os filhos e sei que o sentimento é recíproco.
Sou uma mãe presente. Sou muito protectora com o mais velho e menos protectora com a mais nova, mas acho eu porque as circunstâncias da vida assim o quiseram.
Sou uma mãe que lhes incute bastante o gosto pela leitura, que brinca com eles, embora reconheça que passei tempo de qualidade a brincar com o T. que não consigo passar com a S., porque inevitávelmente tenho que dividir ou partilhar o tempo com os dois.
Gosto de lhes alimentar o mundo do imaginário e da fantasia porque são crianças mas também não lhes oculto as duras realidades que nos rodeiam. Empenho-me para que eles saibam que no mundo existe fome, pobreza e doença e que em tudo o que está ao nosso alcance devemos ajudar.
Não impulsiono o consumismo desenfreado e tento transmitir-lhes que a riqueza está na nossa cabeça e na alma, não em sinais exteriores. Tento que dêem valor ao que têm e sejam felizes assim.
Sou amiga deles.
Ensino-os a partilhar.
Não sei se tenho a calma e a serenidade que às vezes vejo espelhada noutras mães.
Sou permissiva demais em determinadas atitudes.
Mas sou a mãe que têm...

5 comentários:

Travessa disse...

Eu já te conhecia antes de seres mãe, acompanhei, diariamente as tuas gravidezes (soa mal a palavra) e a tua evolução como mãe do T. e depois da S.
Realmente as várias situações com o T., feliz ou infelizmente, sempre exigiram mais de ti como mãe do que a S., o que não me parece que tivesse sido, até agora, mau para ela, já que a miúda é muito descontraída e nada sentida com isso.
Quero dizer-te que quando li o post, achei que estás num bom caminho para alcançares o teu desejo "a mãe que gostava de ser". Muitos dos itens já tu alcançaste.

Avessa disse...

Travessa,
Obrigada pela estima que me tens, e oxalá estejamos as duas no bom caminho para sermos as mães que os nossos filhos merecem. Bjs

Grilinha disse...

Digo-te já que partilhamos o primeiro item...queremos ser umas "mamãs exemplares" e ainda bem que temos essa vontade pois é esse desejo que nos faz mover em ser o melhor possível.
Mas do que descreveste no segundo item...está fantástico. Se és tudo isso...nem percas muito tempo a pensar no primeiro, pois acredito que tudo de encaminha para que realizes o tipo de mãe que gostavas de ser !

Calma e serenidade nas outras mães ??? Hum...tb tirei esse cursinho de teatro. Tantas vezes que me faço de tranquila, com o pestinha a provocar-me...(sim, que apesar de tudo, se há coisa que ele sabe é levar-nos a perder a cabeça) e eu a fazer de conta de que nem estou aí, só para que ele não perceba o quanto me destabiliza. Se calhar os outros pais estão a pensar que sou calma e serena...rsrsrs

Beijinhos

Unknown disse...

Avessa, que delícia conhecer uma mãe tão cuidadosa. E ao ler aquilo que faz e reconhece como o que é representa muito aquilo que "gostaria" de ser...Prazer em conhecê-la!

Avessa disse...

Muito obrigada Ceila, seja muito benvinda a este espaço.