quarta-feira, 8 de abril de 2009

Rosa Esperança

No Domingo, 5 de Abril, fui a Rio Maior, ao Cine-Teatro, assistir à peça de teatro do grupo de artistas "Quem não tem cão"- equemnaotemcao.blogspot.com , que se chama Rosa Esperança.
Não sabia nada da peça a não ser que se tratava de um grupo de mulheres, não actrizes, que têm ou já tiveram cancro da mama, a relatarem as suas experiências.
Esta peça de teatro não tem nada de ficção, tudo é real ...os medos, os sentimentos, a dor, a alegria, a ansiedade, a mudança na forma de encarar a vida, enfim, um conjunto infinito e inexplicável de emoções, que me deixaram a chorar do início ao fim.
O texto, os cenários, os efeitos, os actores, estão perfeitamente conjugados, transmintindo-nos com muita clareza, a mensagem da necessidade de estar alerta, por um lado, e esperança de que tudo vai correr bem, por outro.
Tudo o que aquelas 7 mulheres disseram, reunia uma única e variadas experiências, todas passaram pelo mesmo, e com a certeza de que, infelizmente, muitas outras irão passar.
Todas as mulheres têm medo que o cancro da mama apareça nas suas vidas. Facilmente sentimos o medo que elas sentiram, pelos nossos filhos, pelos nossos maridos, por toda a família em geral e amigos. Mais do que a morte, acho que a perda do convívio com estas pessoas nos faz sentir perdidas. Eu preciso de todos e eles precisam de mim.
Lidar com a notícia é aterrador ... já passei por duas situações de diagnóstico com a minha mãe (não eram cancro da mama, mas o bicho é o mesmo), e apesar de sermos mais irmãos, por coincidência, fui sempre eu que a acompanhei ao médico, nestas consultas. Consegui ser forte até chegar a casa, onde não me contive a chorar de medo por ela. Uma das situações além de cirurgia exigiu quimioterapia. Os sintomas que aquelas mulheres passaram com a quimioterapia, fazia lembrar o mau bocado que a minha mãe passou em 6 meses. Já passaram 5 anos, sinto-me feliz, por estar tudo a correr bem.
Como em tudo na vida há coisas que acabam bem, outras nem por isso. Esta peça acaba em grande, principalmente porque elas conseguiram lá estar.
Sugiro a todos que assistam a este espectáculo, dá-nos uma lição de vida e faz-nos valorizar realmente o que interessa.

1 comentário:

patricia disse...

Ainda bem q gostaste. Eu tb gostei bastante, e como pudeste confirmar, as lágrimas não foram da gravidez, senão toda a plateia estava gravida eheheheh. Beijinhos grandes pra todos.