terça-feira, 9 de agosto de 2011

Racismo

Até há bem pouco tempo não me considerava uma pessoa racista.
Tenho amigos de várias raças. Não tenho qualquer problema em conviver com pessoas de outra raça, cor, religião, etc, etc...

Ultimamente, ando um bocado passada com situações que se têm passado com alguns ciganos. Não estou só passada, também estou revoltada, indignada e com uma sensação de injustiça, uma vez que eles, sendo uma minoria, coitadinhos ... queixam-se de serem discriminados.
E realmente são mesmo discriminados, ora pensem comigo:
- recebem subsídios do estado, e não pagam impostos;
- andam de Mercedes Vito, mas não auferem rendimentos (pelos menos declarados);
- têm acesso a casas a preços, que eu, sendo pagadora de impostos não tenho (e ainda por cima não a estimam);
- não cumprem nenhuma regra de cidadania e não são punidos por lei (não vá alguma associação de direitos humanos intervir ... coitadinhos!);
- alguns andam armados e a armar confusão em todo o lado, pondo em causa a nossa segurança e o que acontece, perguntam vocês? nada!! Espalham o medo com ameaças de vingança e represálias, ainda por cima... e nós, eu e vocês, temos medo, claro!
- não se integram na nossa sociedade onde as nossas regras mínimas de convivência têm de ser cumpridas, porque nós, a dita maioria tem de compreender as suas tradições e sua maneira de estar na vida.

Não percebo como, sendo nós um país, minimamente civilizado, ainda permitimos que nos rebaixemos a situações destas, sejam ciganos ou não, não compreendo...
Já referi alguns, não penso que sejam todos.

Estou a dizer isto e amanhã até me podem matar, mas tinha de o dizer.
Custa-me ver pessoas a sofrer na pele por causa de pessoas assim, sejam elas quem forem.

1 comentário:

Paulino disse...

As experiências que temos com ciganos são muitas e diversificadas, mas infelizmente somos forçados a pensar assim na maior parte dos casos. à minha porta tenho 2 barracas dos ciganos mais pacíficos e civilizados que conheço, e que escreveram do lado de fora da barraca "queremos paz e sossego". E creio que para não serem confundidos com os romenos. Uma coisa é certa: se eu fosse pai da menina Clemente não ia ficar muito contente, dada a experiência que temos. http://www.esec-bombarral.rcts.pt/turmas/po2.pdf