sexta-feira, 17 de julho de 2009

Educação

Ultimamente tenho tido algumas dúvidas em relação à educação que tento dar ao meu Pequeno.
A minha tarde/noite de ontem foi para esquecer.

Ontem, eu e o Grande fomos a uma aula de música na escolinha do Pequeno... muito giro! É engraçado, porque percebemos que eles não aprendem só aquelas músicas infantis, mas têm mesmo aulas com sons e gestos associados ao tons e notas musicais ... eu não percebo nada de música, por isso achei aquilo muito educacional.
Até aquele momento, tudo bem...

Antes de chegar a casa ainda passei pela farmácia (tem sido o meu ponto de paragem, ultimamente, para o Grande, para mim, para o Pequeno e até para o cão). Claro que o Pequeno não me deixou ir sozinha. Entre mexer nos brinquedos da farmácia, estragar uma data de copos da máquina da água, não ter cuidado com a estrada e não querer entrar no carro, após várias chamadas de atenção da minha parte, foi o suficiente para me enervar ao ponto de ficar mal-disposta. Mas não ficou por aqui ... a seguir em casa foram as várias vezes que o mandei ir tomar banho, ele não obedeceu. Até ia tomar banho comigo no chuveiro, mas mesmo assim, nada... claro que tomei sozinha. Quando saí do banho ele nem sequer estava em casa, andava a brincar com os primos. Fui buscá-lo e já bastante irritada, disse-lhe que hoje não era mãe dele porque ele não me ouvia, tirei folga. Veio o caminho todo a chorar e a dizer que eu era a mãe dele.
O Grande perante o cenário foi preparar o banho, mas o miúdo só me queria a mim.
A coisa piorou outra vez quando foi para a cama, já tarde e eu a controlar as horas, ainda queria beber água, depois fazer xixi, tudo e mais alguma coisa.
Antes de adormecer, reflecti sobre o meu dia e tenho a sensação que só ralhei.
Nunca considerei o Pequeno uma criança muito complicada, mas neste momento, está a ser difícil.

Será que estou a dar a educação certa?
Será que poderia fazer as coisas de outra forma?
Será esta fase dele mais complicada?
Será que eu estou numa fase mais enervada e não consigo controlar as situações?

Se alguem tem as respostas a estas perguntas, por favor digam-me.

3 comentários:

patricia disse...

Não é q eu tenha alguma coisa a ver com isso, mas pediste uma opinião e eu vou dar-ta.
O teu miudo é um espectaculo, logo a educação que lhe dão tb é boa. Tens de ter alguma paciencia extra, pq tanto tu como ele têm dias, e ontem ele estava para embirrar e tu nao estavas com paciência. São coisas passageiras.
Bjs grandes

Paulino disse...

Vou atirar uma pergunta ao calhas e sem fazer a ideia da resposta: será um bocadinho de ciúme? As primeiras chamadas de atenção?

Dorushka disse...

Parece-me que tenho que concordar com o comentário anterior... o meu miúdo mais velho tem quase 6 anos e há um ano atrás, quando eu estava grávida do mais novo, também passou uma fase assim um bocado parva e, como a minha paciência não era muita, as coisas estiveram complicadas. Mas nunca duvidei da educação que lhe estava e estou (ou melhor, estamos) a dar. Não duvide também da sua, porque só cada mãe sabe o que é melhor para o seu filho! Mas olhe, se calhar não é muito boa ideia dizer-lhe que em determinado dia ou momento não é mãe dele... é que isso é das piores coisas que se pode dizer a uma criança, isso e dizer "assim não gosto de ti". Eu nunca digo ao meu filho que não gosto dele assim, mesmo que se esteja a portar incrivelmente mal, digo sempre que gosto muito e sempre dele, mas não gosto de algumas coisas que ele faz. Porque afinal o amor de mãe é incondicional, não é? Esta é só a minha opinião, você faz como achar melhor, mas foi você que a pediu...
Dorushka