quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mentirinhas

Ontem quando fui buscar o Pequeno ao infantário, fui chamada para conversar com a auxiliar da sala dele, porque o menino, antes do almoço fez uma choradeira incrível e dizia que lhe doía a garganta. Almoçou na mesma, mas aquele choro foi o suficiente para a educadora e a auxiliar ficarem preocupadas. A seguir ao almoço dormiu muito bem a sesta, ao que elas atribuíram o choro a sono (o meu pequeno adora dormir, sai à mãe).
Claro que também fiquei preocupada, e perguntei-lhe:
- Doí-te a garganta?
- Agora não, bebi água e passou.
Perante esta resposta, vi logo o que se estava a passar. Já no carro, voltei ao assunto.
- Não podes dizer que estás doente quando não estás. Se estás doente vamos ao médico e levas uma pica. Não se pode inventar coisas.
- Oh mãe, isso são coisas minhas.
Fiquei de boca aberta, com a resposta, e ainda não satisfeita, porque um pirralho daquele tamanho não poderia estar a responder aquilo com aquela intenção, voltei:
- Mas não podes conversar com a mãe sobre isso?
- Não quero, são coisas minhas.
Tive a certeza que ele queria mesmo responder aquilo.
No outro dia não queria ir andar, só ao colo, porque tinha as pernas partidas, vejam só.
O meu filho tem uma faceta hipocondríaca....

1 comentário:

Dorushka disse...

Os miúdos são assim, dizem coisas que nos "desarmam" totalmente. Queria só fazer um pequeno "reparo", se me permite: não diga ao seu filho que vai ao médico e leva uma pica... diga-lhe que se está doente então vai ao médico, mas não tente assustá-lo com a pica... é que um dia ele pode estar realmente doente e não dizer por medo... e digo isto não por arrogância ou por achar que sei melhor o que dizer aos miúdos, não me interprete mal, que eu acho que cada mãe é que sabe como educar os seus filhos, mas digo isto por experiência própria. E, por favor, perdoe-me a ousadia de me intrometer...