segunda-feira, 29 de março de 2010

Esclarecimento

Queria esclarecer uma injustiça que acabei por cometer em relação ao Grande, quando escrevi o meu último post - "Uma vez...".

Escrevi o post na ressaca de uma má noite, mal dormida e com os miúdos doentes. No dia anterior, fiquei triste porque tinha combinado ir beber um café com uma amiga, para descontrair um pouquinho, e a Pequena não parava de chorar. Tive de adiar a minha saída. A tarde com o pai, já não tinha sido fácil. O Pequeno, por ser uma criança muito agarrada a mim, e estar doente, não me largava.

O meu desabafo, foi apenas em relação a filhos, não a marido. O Grande ajudou-me no que podia ter ajudado. É verdade que ele tem mamocas, mas as dele, não têm leite. O facto de ela só querer mamar ... não quer leite de lata, não quer biberão, papa já come, mas torce o nariz, e cada vez que vê as minhas mamas até pula..., dificulta as coisas na partilha das tarefas com os filhotes.

Nesta fase, em que comecei a trabalhar e o Grande está em casa com a Pequena, não poderia ser de outra forma, senão a divisão de tarefas. Durante o dia a Pequena fica com o Grande, à noite ele cuida mais do Pequeno - banho, roupa e jantar. A Pequena mais a meu cargo, banho, roupa e mammaas!! Todas as manhãs o Grande prepara o Pequeno para ir para a escola, enquanto eu deixo a Pequena preparada para uma manhã com rabinho limpo e barriguinha cheia.

Problemas de "mulher", com os nossos maridos, temos todas, como mães e como pessoas que dividem a minha casa com outra pessoa. Isso todas me entendem, com certeza.

Percebi que fui injusta, ao expressar-me mal. O Grande não é de forma nenhuma um pai ausente, que foi o que eu dei a entender.

Eu tenho uma tendência natural de falar mais mal do que bem. Não gosto de me gabar, nem gabar muito os meus - defeito meu.

Quero aqui dizer que valorizo muito o Grande como pai e marido, e que o amo acima de tudo.
Sou muito feliz com ele e só lhe tenho a agradecer a maravilhosa família que juntos construímos.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Uma vez ...

... uma amiga minha, já com uns 50 anos, disse-me:

"Os filhos são sempre das mães. Somos sempre nós que lá estamos, que nos preocupamos. Eles dependem sempre mais de nós."

Que me desculpem os pais mais presentes, mas cada vez lhe dou mais razão. Já sentia isso com o Pequeno, que é muito agarrado a mim, agora com a Pequena ainda sinto mais. Cada vez tenho menos vida própria.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Baptizado da Pequena

Vamos baptizar a Pequena no Domingo de Páscoa.
Como vamos nós fazer tudo, tal como, cozinhar, decorar a sala, os doces, arrumar e limpar ... andamos um bocado ocupados.
No Sábado vou comprar a minha roupa, já vi um vestidinho tããoo giro na H&M, tenho de ir experimentá-lo ... que animação! ... já pareço aquelas gajas dos blogs dos sapatos e roupa, que morrem por uma peça gira - blogs que adoro e visito todos os dias ... Raramente compro roupa para mim e com a gravidez ainda piorou, por isso, agora que já recuperei qualquer coisa no peso, já me posso atrever a experimentar alguma roupita.

As prendinhas que a Pequena vai dar, foi a tia, que tem muito jeitinho para a "bricolage" dessas coisas giras e fofas, que fez. Já estão quase todas feitas e estão um espectáculo ... muito obrigado tia que se auto-intitula como "tia preferida" ... ehehhe, também com estes mimos todos, é natural.

Já falei com a pasteleira (nem sei como lhe chamar - a rapariga que vai fazer o bolo) e vai fazer um bolo super giro (depois tiro fotografia e mostro-vos), com bonequinhos e tal, estou ansiosa para ver, pareceu-me que ela está muito empenhada em fazer um brilharete.

Os "pardinhos" (como diz o Pequeno) são do melhor que há, os pais (eu e o Grande) nem se fala, a miúda é linda de morrer, uma princesa com aquele vestidinho (o mesmo não posso dizer do padre ..ehehhe, e a missa lonnngggaaa que nos espera), e o Pequeno que quer ir com o fato de Carnaval de Príncipe, para ir tão giro como a irmã.
Por isto e mais alguma coisita, está tudo a jeito para ser uma grande festa.

E a família aumentou...

Esta noite nasceu o mais recente membro da família, um priminho para o T. e para a S.
Parabéns M. és um menino muito desejado, e prometo que me vou esforçar para que a tua prima S. não se transforme no teu pior pesadelo.
Por falar nisso, hoje de manhã quando acordei os pequenos e os informei sobre o nascimento do primo, a primeira reacção da S. foi dizer ao mano que o primo ia ter uma pilinha como ele e não um pipi como ela. Eu acho que ela vai tentar tratar dele como faz com os seus bonecos, que é um-muda-fraldas-constantemente-e-seringas-cheias-de-água-a-simular-remédio-porque-os-bebés-estão-sempre-com-tosse. Enfim, vamos ver.

terça-feira, 23 de março de 2010

Ballet II

Hoje o T. teve a sua primeira aula de Ballet, e adorou. Vinha feliz, e a professora diz que temos ali um " primo bailarino"! Quando chegou a casa disse que tinha de ir fazer os TPC de ballet ( nunca toma a iniciativa de fazer os da escola, têm de ser arrancados a saca rolhas ), pôs um CD na aparelhagem e dançou, dançou, sempre acompanhado pela mana. E expressão corporal não lhe falta. Afinal eu é que andava a subestimá-lo!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Conversas mórbidas

Hoje em conversa com eles disse-lhes que ia ao velório do irmão do avô.

O T: Mãe o irmão do avô morreu?
Eu: Sim.
A S. (a correr pegou na cara do mano entre as suas mãozinhas): T., vamos ver o irmão do avô morrido!
O T.: Não é morrido é morto.
Ela: Não é nada "moto", é morrido não é mãe?

sexta-feira, 12 de março de 2010

Reunião na Escola

No outro dia tive uma reunião na escola do Pequeno com a professora para saber como ele anda em traquinices, desenvolvimento e comportamento. A seguir apresento-lhes o relato, "feito por ele" (ou melhor pelo pai, o Grande) dessa dita reunião. Tudo verdade, ora leiam:
«
Pois é...a minha mãe foi à minha escolinha fazer questionários pidescos sobre mim à minha professora e, a ver pelos castigos que tenho tido, a coisa não deve ter corrido bem.

Ao que parece a minha professora - que é muito indecisa e deve ser fã do Marco Paulo porque, ora é loira ora é morena - disse à minha mãe que eu gosto muito pouco que os meus amigos me chateiem e quando o fazem de forma mais agressiva levam tratamento à ribatejano (esta é uma expressão que o meu Pai usa quando é necessário "meter alguém nos eixos" ou "chegar a roupa ao pêlo"). Como não me apetece dar murros opto pela técnica de imobilização via gasganete.

A minha professora também chibou que, do ponto de vista cognitivo estou muito avançado e que exijo sempre mais desafios. Pois podera! Então se os meus pais pagam a escola todos os meses, é natural que eu exija! Conhecem melhor forma de uma criança de três anos exigir coisas sem ser a fazer birras? Pois claro que não! E, a ver pela avaliação, eu sou muito bom em birras. Não sei se estou enganado mas isto deve ser motivo de orgulho para qualquer pai!

Bem, mas parece que também sou bom em jogos, a tagarelar, a explicar coisas e a fazer peças de teatro. Talvez por ser tagarela, fico com as falas todas e quando adiam a peças de teatro faço aquilo que na minha avaliação diz que sou bom. Birras.

Para além disso gosto da comida das pessoas grandes, sou muito desenrascado e não quero cá ajudas para ir à casa-de-banho. Na minha escolinha sou conhecido pelo "independente".
Eu não gosto muito que me chamem isso porque os independentes são maioritariamente gentalha que foi expulsa de partidos políticos. Com isto não estou a dizer que ser expulso de um partido politico não é boa onda, mas para que isso aconteça é necessário que antes se seja militante, e isso é que é muito má onda!

Para terminar este capitulo da professora que se chiba, digo apenas que as reacções dos meus pais são muito estranhas quando comparadas com as dos pais normais. Sim, porque os meus não o são!

Normalmente ouço os pais dizerem que gostavam que os filhos fossem como eles, mas o meu Pai, quando informado do chibanço da professora sai-se com esta: "só espero que ele não seja igual a mim". Mas que raio é isto!? Eu sei que o meu Pai é gordo mas, quando as pessoas dizem que gostavam que os filhos fossem iguais a eles, referem-se à personalidade e não ao físico.

Por outro lado, a minha mãe questiona-se sobre se é boa mãe e se me está a dar uma educação correcta. Como eu não sei o que é dar uma educação correcta (porque se soubesse educava os meus pais), não vou poder fazer de Manuel Moura dos Santos e efectuar uma avaliação credível sobre a prestação da minha mãe mas, se eu tentar ser como ela e conseguir vou de certeza ser um bom pai.

Para terminar um suponha-mos...
Imaginando que a minha mãe é uma participante do programa "Ídolos dos vossos filhos" - que poderia passar perfeitamente a seguir ao "Querido arrumei a casa a não te disse onde meti as coisas" na SIC Mulher - e que o Manuel Moura dos Santos era júri, tenho ideia que o que ele diria à minha mãe seria uma coisa deste género: "ouve lá pá! Tu não fechas bem a tampa pois não? Então ouve lá pá..tu és das melhores mães do teu filho que passaram por todas as edições do "Ídolos dos vossos filhos"...vá, agora põe-te a andar que tens que ir dar mama à mais nova".»

Blog do Bá

Virada do Avesso

Hoje sinto-me completamente virada do avesso ... 2ª feira começo a trabalhar. Acabaram os 4 meses de baixa de parto. Agora começam os "stresses" dos horários, dos banhos, das doenças dos miúdos e de ter de trabalhar a sério, sem que o pensamento de mãe galinha me prejudique o raciocínio.
Esta última semana foi passada essencialmente em médicos com os pequenos. O Pequeno foi a um oftamologista "xpto", que cobra os olhos da cara, mas que nos faz sentir descansados e optimistas em relação ao grande problema de astigmatismo que o Pequeno tem. Não há dúvidas o miúdo vê mal, pior do olho direito. Vai estar preso a uns óculos pelo menos até aos 15 anos, idade em que poderá usar lentes e mais tarde pode ser operado. O facto de ter astigmatismo vai causar fadiga, cansaço e agonia ao Pequeno ao longo da vida, será pior quando for para a escola. Custa-nos imenso, a nós pais, quando os nossos filhos têm qualquer problema de saúde, mas sinto-me mais descansada porque acredito que estamos a fazer o necessário para melhorar a saúde e bem estar dele.
A Pequena também foi ao médico, começou com uma constipação que rapidamente se tornou numa bronquiolite. A miúda tem 4 meses e desde os 2 que nunca mais esteve bem, ora com uma otite, ora com bronquiolite. Agora faço-lhe aerosois com oxigénio 5 vezes por dia, durante 7 dias... um tratamento de choque para que tudo corra bem. Vou trabalhar com esta preocupação ... o pai saberá lidar com o assunto. Como só lhe dou mama, e vou trabalhar, já começou a comer uma frutinha. Não gostou nada, põe fora. Assim que vê a maminha, até dá pulos. É um problema que o pai já não poderá resolver... ehehe. Eles lá se entenderão.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Ballet

Ontem a S. teve a sua primeira aula de ballet. Antes disso, e quando eu há umas semanas atrás lhe comecei a perguntar se queria ir para o ballet, respondeu-me entusiásticamente que sim. Portanto fez-se a inscrição, pagou-se a mensalidade com ela sempre a revelar grande entusiasmo e vontade de ir. Até sábado passado, dia em que foi assistir à 1ª aula de (trambolhões) hóquei do irmão.
E aí começou a virar o bico ao prego: " Eu já não quero ir ao ballet, quero ir para o hoquei!", e eu " àh e tal, ainda és muito pequena, o ballet é mais giro para ti". À tarde fomos comprar os apetrechos para a menina, e quando chegou a altura de experimentar os sapatos, voltou a dizer que queria era uns patins. Após uma troca de impropérios lá consegui dissuadi-la dizendo que eventualmente poderia fazer as duas coisas. Fato comprado ( e que gira ela fica nele), chega 3ª feira e lá foi toda catita para o ballet entregue pelo pai. Entrou sem problemas, fechou-se a porta e entretanto cheguei eu trocando de lugar com o pai. Quando saíu, correu para mim, feliz por me ver e eu " então gostaste do ballet?", e ela dá-me a seguinte resposta " Eu quero ir para o hóquei!".

Tenho uma princesa cor de rosa que quer andar embrulhada em patins, tacos e bolas, e um príncipe cujo maior sonho era ir para o ballet! Vá-se lá compreender...

Conversas com ele

Há dias encontrei-o no quarto da mana sentado no chão de pernas cruzadas em frente a um balde de brincar com uma bola de basquetebol apoiada em cima. Perguntei-lhe:

- O que é que estás a fazer?
- Estou a ver o meu futuro.
- Áh, agora és uma vidente?
- Nãoooo, sou um vidente.

Encerrada assim a questão, deixei-o com a sua " bola de cristal".



sábado, 6 de março de 2010

E este blog hoje

Faz 1 ano!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Serra da Estrela


Casa da Capela - Rio Torto (onde ficamos)


A nossa casa ficava nas traseiras deste Solar. Pertencia à mesma senhora.

O Pequeno a tentar fazer "Sku".


A Serra da Estrela estava linda!!

Na Quinta-feira a seguir ao Carnaval, seguimos rumo à Serra da Estrela.
Quatro dias em família, muito bons e calmos. Apanhamos dias óptimos, com sol, chuva, frio, neve, muita neve.
Saímos na Quinta-feira, fomos pelas nacionais, paramos quando necessário. Chegamos por volta das 2 da tarde. Fomos directamente a Rio Torto, localidade onde dormimos. Alugamos uma casinha muito catita - Casa da Capela - em pedra, muito gira, até tinha piscina (nesta altura não fez muita diferença). Almoçamos em Seia e fomos à Torre fazer "Sku". Tínhamos um trenó, descemos aquelas rampas de gelo, espectáculo! O Pequeno adorou, embora tenha chegado à conclusão que a neve era gelada. Estava tanto frio, 5 graus negativos, mas a Serra estava linda, branquinha. A seguir fomos para casa e passamos o serão ao lume e a ver os 2 canais disponíveis.
No dia seguinte fomos a Linhares da Beira, que adorei, e almoçamos em Gouveia. Fomos novamente à Serra e apanhamos um nevão lá em cima. Seguimos para a Covilhã, onde jantamos. Já de noite voltamos para casa.
No Sábado era impossível circular na Serra com tanta gente. Realmente, irmos durante a semana foi a melhor opção. Autocarros cheios, imensos carros e gente, equipada e bem equipada, até enjoava. Nesse dia já não conseguimos ir à Torre, as estradas estavam cortadas. Brincamos com a neve antes da Torre. Como tinha nevado na véspera, a neve estava fofinha. Eu e o Pequeno fizemos várias bolas e atiramos ao Grande. Muito divertido.
Visitamos o Museu do Brinquedo em Seia, que nos fez voltar atrás no tempo. É engraçado que os mais velhos gostaram mais que os mais novos. A maior parte dos brinquedos que lá estavam não dizem nada ao Pequeno. Gostei imenso da visita.
No Domingo, almoçamos em Rio Torto, e como as estradas para a Serra estavam cortadas, viemos para casa. A meio do caminho tivemos sede e ainda fomos ao Luso e ao Buçaco.
Foi um fim-de-semana realmente espectacular.

Inglês

O Pequeno adora ver o filme Madagascar. O Grande arranjou-lhe o Madagascar 2, mas na versão em inglês. Duas observações ao ver o filme:
"Eles falam diferente"
"Oh mãe tira aquelas letras"

Percebeu que fala em português e que existem outras línguas, como o inglês. No Natal deram-lhe um jogo em inglês, já brinca com ele.